Este método construtivo tem ganhado cada vez mais evidência, por isso, resolvemos falar mais sobre as vantagens da construção a seco. 

Você conhece as vantagens da construção a seco? É uma alternativa interessante que torna as etapas mais simples, sobretudo para aqueles projetos que é preciso minimizar o acúmulo de resíduos, sujeira ou entulho. 

É um tipo de construção que vem crescendo nos últimos tempos no Brasil. As barreiras culturais que exigiam construções convencionais com tijolos, argamassa pela sensação de “rigidez” foram deixadas para trás, fazendo com que mais profissionais recomendassem aos seus clientes as técnicas de construção seca. 

A lista de vantagens é grande. Começa pela fundação e se estende às reformas e adaptações nas construções convencionais. Do piso ao teto, tudo pode ser simplificado, independente do tamanho da obra e a que se destina. Entenda mais nas próximas linhas. 

O que é construção a seco?

A construção a seco, também chamada de sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) é um sistema construtivo que dispensa argamassa ou cimento (exceto no piso), dessa forma, a água é dispensada durante o processo. 

A construção é baseada na montagem e instalação de estruturas previamente produzidas em um ambiente industrial. Trata-se de um sistema desenvolvido para ser sólido, resistente e versátil. 

Leia também: Crescimento da Construção a Seco no Brasil

 

Os principais tipos de construção a seco são:

Steel Frame

Esse é um dos sistemas mais seguros, pois a estrutura é formada por perfis de aço galvanizado, com placas para fechamento externo que funcionam como paredes. O aço de alta resistência aumenta a vida útil da construção, exige pouca manutenção e os perfis podem ser adaptados conforme as medidas disponíveis. 

As placas para fechamento são geralmente placas cimentícias (formada por concreto, fibras e outros aditivos) ou placas de gesso (formada por gessos, fibra de vidro e aditivos) e na parte interna o gesso acartonado. 

Em geral, é uma solução interessante, de montagem rápida e que proporciona excelente conforto térmico e acústico. 

Drywall 

É semelhante ao Steel Frame, no entanto, o drywall não apresenta função estrutural, utilizado apenas para as paredes internas. Possui a estrutura formada por perfis de aço galvanizado, cuja espessura é de 0,5 mm. O que muda é o forro e as paredes, formadas de gesso acartonado e fixadas sobre a estrutura. 

Wood Framing

O sistema é o mesmo utilizado no sistema Steel Frame, porém, a estrutura não é de metal, mas sim de perfis de madeira de reflorestamento e placas estruturais. Não apresenta a mesma vida útil ou vantagens, além da madeira ter que passar por tratamento antifúngico.

Painéis EPS

Utiliza o Poliestireno Expandido (EPS), um tipo de plástico celular rígido de alta densidade e resistência. Funcionam como ótimos isolantes térmicos. 

 

Leia também: Vantagens Do Uso De Chapas Expandidas Em Seu Projeto

Vantagens da construção a seco

Como você pode ver até aqui, a construção a seco não vai utilizar cimento, concreto ou qualquer tipo de massa cimentícia durante o processo de construção. Conheça as vantagens da construção a seco. 

Melhor custo-benefício

Você pode estar se perguntando se a construção a seco é mais cara do que a convencional. Na verdade não é. Alguns materiais podem ser até mais caros, porém quando se soma tudo, os custos são semelhantes, acrescidos de uma série de benefícios que impactam positivamente para o lado da construção seca. 

  • Primeiro: não há desperdício de material, já que tudo é planejado de acordo com a planta, dessa forma, todo perfil de aço ou parede drywall tem seu lugar específico, nas medidas certas. 
  • Segundo: o processo é mais rápido como um todo, já que os perfis são instalados com parafusos ou soldas, dispensando o uso de betoneiras e transporte de concreto. Não é preciso esperar o cimento secar para dar segmento à construção, nem quebrar paredes para instalar canos ou fiação. Tudo é pensado para otimizar tempo e recursos.  

Qualidade ímpar

Perfis de aço galvanizado são produzidos com alta tecnologia, ligas resistentes e passam pelo processo de galvanização, o qual o aço é revestido por um material mais nobre para aumentar sua vida útil e resistência à corrosão (exemplo: zinco). 

São produzidos respeitando a norma ABNT 15217, a qual especifica os padrões técnicos para fabricação dos perfis. 

Apelo sustentável

O aço utilizado é 100% reciclável e isso não compromete a qualidade da construção. Além disso, como o uso de água é quase zero, há um maior apelo sustentável. A produção de resíduos é bem menor que as construções convencionais e os demais materiais usados também podem ser reciclados. 

Conforto termo acústico

O sistema proporciona excelente conforto térmico e acústico, mantendo-se mais fresco no verão e quente no inverno. Isso vem acompanhado de maior economia com aparelhos como ar condicionado ou aquecedor. 

Maior segurança

Construções a seco são desenvolvidas para levar maior segurança ao imóvel. É tão resistente quanto às construções convencionais, além de serem resistentes a chamas, evitando sua propagação. 

Fácil manutenção

Devido às características do material, a construção como um todo apresenta grande durabilidade, o que reduz a necessidade de manutenção constante. Além disso, se for necessário, a substituição das placas é rápida, prática, barata e sem sujeira. 

Flexibilidade em alterações

As paredes podem ser removidas ou alteradas (desde que não haja função estrutural). Se for necessário mudar os perfis, é necessário um planejamento prévio, mas ainda assim é algo descomplicado. 

Fidelidade ao orçamento

A grande vantagem da construção a seco é que dificilmente há custos extras, pois o orçamento inicial leva em consideração todos os elementos do projeto. O que evita surpresas indesejáveis, como ocorre em outros métodos de construção. 

Como evidenciado, o processo de construção a seco traz uma série de benefícios. Está crescendo no Brasil, pois muitos profissionais já viram com bons olhos esse tipo de método construtivo. 

 

Conheça nossos produtos para construção a seco. 

 

Conteúdo produzido em parceria com a Bepex

Sobre o autor: Sobre o autor: Enrico Bertanha é fundador da Bepex e tem mais de 20 anos de experiência em fabricação e aplicações de chapas de aço para os mais diferentes fins.